As principais comidas típicas de Belém do Pará.

Para quem é apaixonado por comida, com certeza é difícil não conhecer as divinas e diversas oportunidades que temos em Belém. Com a sua gastronomia ousada, com qualidade, texturas, cores e sabores marcantes.

Estar nessa cidade é viver cada momento com intensidade, conhecer seus lugares e pontos turísticos lindos, conhecer suas histórias e culturas. Belém é cheia de diversidade cultural, assim como a riqueza da flora e fauna amazônica.

As comidas são muitas de origem indigena, com forte influência portuguesa e africana. Venha conhecer mais sobre a culinária única desta cidade.

Pato no Tucupi

Essa iguaria muito mais consumida em um determinado mês do ano, em especial em Outubro, que acontece a grande festa da Rainha da Amazônia, o grande dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Tem como prato principal da festa esse delicioso prato típico, que embala o almoço do dia e reúne as famílias ao redor da mesa. E o que temos de tão especial nesse prato? 

Sim, temos o pato que é cozido nesse caldo de tucupi, o mesmo que é extraído da mandioca, cozido por um período para retirar as impurezas venenosas da mandioca e poder ser consumido sem perigo algum à saúde, e ainda temos o jambu, uma folha com propriedades anestésicas e responsável pela sensação gostosa de formigamento na boca.

Servido com arroz branco, farinha de mandioca, e se preferir pimenta malagueta, uma delícia que encontramos em Belém, que nos proporciona uma viagem sensorial e muito gostosa.

pato-no-tucupi

Maniçoba

Ela é conhecida como feijoada paraense, feita com folhas de mandioca triturada, que precisa ser cozinhada por sete dias seguidos, para retirar a toxina nela encontrada. Depois de todo esse processo, é feito o acréscimo de diversas carnes salgadas, defumadas, parecido com o processo de uma feijoada.

Com toda essa mistura feita e passado os dias de cozimento adequado, tempera-se e está pronto, com um sabor delicioso, sim de aparência questionável por muitos, mas enganam-se ao prová-la, servida com arroz branco, pimenta e farinha de mandioca, vale a grande experiência.

Tacacá

Preparado com tucupi e jambu, é de origem indigena. Uma tradicional comida de Belém, que não importa o dia e nem a hora, podemos ver pessoas consumindo em diversos locais de venda da iguaria, barracas em praças, esquinas de ruas, comércios, e feitos pelas famosas tacacazeiras da cidade.

O bom mesmo é consumir bem quente, se possível quando estiver bem calor, tradição na cidade. Ele é feito com goma de tapioca bem grossa, derivada da mandioca, juntamente com o tucupi, acompanhado com jambu e camarões refogados. É servido em cuias (cumbucas), regionais do local, acompanhado de palito para fisgar os ingredientes e consumido com pimenta se preferir.

Vatapá

Diferentemente de como é feito em outro estado, o vatapá paraense é um creme feito à base de farinha de trigo, cozido no caldo à base do  camarão batido em liquidificador, acrescentando leite de coco, azeite de dendê, chicória, cheiro verde, sal a gosto, e camarões. Servido com arroz branco, mais alguns camarões e jambu por cima, e se preferir uma pitada de pimenta.

Caranguejo

Encontrado em diversos mangues do interior do Pará. É encontrado em muitos mercados e feiras livres da cidade. Ele vai bem em diversos pratos conhecidos em Belém, como, a caldeirada, risotos, sopas, salgados, e é uma entrada bem gostosa e tradicional pela capital e região.

Peixe frito com Açaí

O norte tem a maior bacia hidrográfica do País, no Pará, o rio de água doce banha diversas cidades, muitos ribeirinhos vivem e se alimentam da pesca, que é muito importante para a economia local.

Os mais conhecidos e consumidos em restaurantes, no mercado do ver o peso e residências, são: tambaqui, pirarucu, filhote, dourada, alguns dos mais consumidos.

O açaí, fruta consumida por todas as pessoas na capital e interior, tradição que passa de pai para filho. Encontrado em diversos quintais palmeiras altas que dela é tirado o fruto em cachos grandes, é outro meio que gira a economia do local, pois é consumido e exportado para dentro e fora do Brasil.

Consumido com farinha d’água, farinha de tapioca, peixe frito ou outro salgado(proteína), um dos alimentos mais consumidos em Belém do Pará.

Bolo de Macaxeira

Tendo como ingrediente principal a macaxeira ou mandioca, como é conhecida em outras regiões do Brasil. O modo de preparo é bem fácil e rápido, a macaxeira crua, é ralada ou batida no liquidificador, acrescenta-se ovos, margarina, açúcar, coco ralado e erva doce a gosto. Umas das delícias encontrada muito na cidade, ainda mais em tempos de festa junina, consumido no café da manhã, lanche, ou um cafezinho no final da tarde.

Sorvete de Frutas Regionais

Em Belém do Pará, região imensa que tem uma variedade de frutas. Muitas se encontram presentes em diversas casas, sítios, e fazendas, que podemos nos deliciar com a fruta colhida no pé, que serve também para sucos, sobremesas, bombons e sorvetes diversos.

Na cidade é sempre um calor enorme, e isso é um convite para saborear um sorvete bem gelado da fruta que você preferir, que pode ser: cupuaçu, bacuri, açaí, uxi, graviola, taperebá, essas são algumas das mas consumidas com sabores exóticos da região.

E onde você encontra essas delícias, é bem fácil, elas estão presentes em Shoppings, praças, em sorveterias famosas da cidade, e na Estação das Docas, ponto turístico de Belém, depois disso é apenas se deliciar com muitos sabores e aromas.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.