Você sabe a diferença entre banheiro e lavabo?

O banheiro é a parte da casa que mais é utilizada pelos moradores, hóspedes ou visitantes. É destinado a higiene pessoal e possui equipamentos básicos considerados essenciais. Existem os que são bem elaborados, elegantes, que parecem até coisas de filmes de Hollywood. E podemos encontrar banheiros de diversos tamanhos, formas, cores e padrões.

Banheiro

Nele encontramos equipamento que é fundamental para seu uso e funcionamento. Temos vaso sanitário, bancada com cuba, chuveiro, e/ou banheiras no box. Esse ambiente é um dos mais importantes de toda casa, lugar indispensável para a saúde e higiene de todos. Por isso, é um espaço bem maior e bem planejado, deve ser arejado, com aberturas de balancin, por causa do uso maior de água, que com isso deixa o lugar mais úmido.

Esse local deve ser bem planejado com tomadas, iluminação, espelho, nichos para abrigar diversos produtos de higienes, armários que competem objetos, e que seja priorizada a praticidade.

Lavabo

É menor por ter menos equipamentos e por ser de uso rápido, pontual, e social da edificação. Não possui chuveiro ou banheira, a parte do box é excluída desse espaço, possuindo apenas vaso sanitário e bancada com cuba.

Esses espaços encontramos em casas, apartamentos ou espaços públicos como empresas e escritórios, que precisam de locais para higienes rápidas, antes de refeições, ou no dia a dia.

Pode-se abusar de papel de parede, paredes engessadas, madeira e entre outros materiais, lustres, plantinhas para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito. Mas a construção desse espaço deve ser bem projetada e observada, não se deve fazer diretamente com aberturas de portas para o ambiente que deixe a pessoa constrangida a utilizar, e nem próximos demais de espaços de refeições, até pela higiene e privacidade.

Banheiro ou Lavabo PNE – para pessoas com necessidades especiais.

Esse é uma ambiente bem maior que os outros banheiros, exigem espaços maiores e acessíveis. Possuem adaptações especiais para pessoas com algum tipo de mobilidade, como, idosos, cadeirantes e outras deficiências.

Em muitos espaços públicos encontramos esse modelo de banheiro, e é obrigatório em todos os locais que possuem público, como escolas, hotéis, e hospitais. Nas residências podem ser opcionais mas que atendam a necessidade do morador.

Os equipamentos podemos dizer que são os mesmos, mas devem seguir a ABNT NBR 9050, que exige medidas, alturas e tamanhos para cada um. Os acessórios que utilizamos para o banheiro são acessíveis, são as barras de apoio indispensáveis para suportar até 150kg e ter diâmetros recomendados pela norma, e ainda possui a porta de 0,80cm de largura e deve abrir sempre para fora e com puxador sempre na horizontal para facilitar para pessoa na cadeira de rodas. A área de banho é super importante e bem diferente do banheiro tradicional, ela deve ser sem desnível e possui um banco ou cadeira para banho, e não possui vidros no box, e sim cortinas para evitar acidentes com a cadeira de rodas.

No lavabo seguimos a mesma regra da ABNT NBR 9050, mas não possui a área de banho, é para acesso rápido em lugares públicos que exigem publico maior.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.